“A partir de hoje vocês vão jogar como vencedores, agir como vencedores e o que é mais importante, serão vencedores.”

Um filme baseado em fatos reais. O antigo jogador de basquete Carter decide aceitar a vaga de técnico do mesmo time onde havia jogado há anos atrás e conseguiu atingir muitos recordes. O filme mostra que todos somos capazes de vencer, mesmo o desacreditado time de Richimond na Califórnia. Através de técnicas rígidas e nada convencionais o técnico Carter demonstra que uma mudança no mindset (mapa mental) pode dar uma nova perspectiva de vida.

 

“Nosso maior medo não é sermos inadequados. Nossos maiores medos são os de sermos poderosos além da conta. A nossa luz e não a nossa obscuridade que mais nos apavora. Ser pequeno não serve ao mundo. Não há nada de sábio em se encolher para que as outras pessoas não se sintam inseguras ao seu redor. Nós todos fomos feitos para brilhar como as crianças. Não está apenas em alguns de nós, está em todos! E na medida em que deixarmos nossa luz brilhar, nós, inconscientemente, damos às outras pessoas a permissão para fazer o mesmo, na medida em que nos libertamos do nosso medo. Nossa presença, automaticamente, liberta os outros!” Trecho do Filme.

 

Quando nada e nem ninguém acredita em nós, estamos parados em uma zona de conforto e internalizamos que não podemos ir além daquilo. Os meninos do time de basquete do time de Richimont se comportavam de forma medíocre as estatísticas não estavam a favor deles, não se esperava nada de nenhum deles então tinham confortavelmente o estigma de perdedores e desinteressados.

O técnico Carter vê no convite para assumir o time uma oportunidade real de mudar a perspectiva desses meninos, não só em relação ao basquete, mas em relação a vida. Ao assumir o time ele impõe algumas condições que a princípio parecem rígidas, entre elas estão as de que devem frequentar as aulas e tirar boas notas, além do basquete ele ensina respeito ao próximo e a si mesmo e a ter responsabilidades.

Quando a equipe começa a ganhar jogos seguidos ele avalia se estão cumprindo suas condições e vê que muitos deles não tem boas notas e outros nem mesmo as aulas frequentam, nesse momento Carter decide tomar uma medida mais drástica e fechar as portas do ginásio até que os meninos cumpram suas clausulas contratuias. O que gera grande euforia e revolta na comunidade, mas o técnico mantém sua posição, pois seu objetivo é maior do que só ensinar basquete aqueles meninos ele quer demonstrar a todos que eles tem capacidade de ir muito mais longe do que qualquer estatística puder prever, que o erro não está nos garotos e sim no sistema educacional ao qual eles são expostos.

Vale a Sessão?

Vale muito a pena assistir, um ótimo motivador para aqueles que pensam que o seu destino como pequeno e medíocre é imutável , é excelente para que todos possam compreender a importância de uma mudança no seu padrão de crenças. Ensina também valores importantíssimos como disciplina, persistência e espírito de equipe.

E está disponível no Netflix! Quando estiver em busca de um filme para se inspirar ou inspirar seu time “Coach Carter – Um Treino Para a Vida” é uma excelente opção.

Sobre o Autor

Related posts