Você quer montar um negócio e não sabe por onde começar?
Conheça o Canvas, uma ferramenta prática e eficiente de planejamento.

 

 

“Se você não consegue explicar algo de forma simples, é porque você não o conhece bem.” Albert Einstein.

 

A ferramenta de planejamento Canvas permite esboçar e criar modelos de negócio de forma rápida e prática, desenvolvido baseada em princípios da neurociências ela traz um resumo de um planejamento estratégico de um negócio. Com base em uma organização visual, onde a esquerda posicionamos os motivos racionais para o bom funcionamento do negócio e a direita as razões emocionais que justificam a existência do mesmo. Essa ferramenta pode ser aplicada tanto aquelas pessoas que desejam iniciar um negócio, como para aquelas que já possuem um negócio em andamento e buscam melhorias. Que saber como fazer?

 

 

Tenha em mãos um papel em branco e divida em nove quadros como na imagem acima, coloque o título em cada um dos quadros, tenha em mãos Post-its. Reúna as pessoas responsáveis por tomar decisões e pensar seu negócio, esse é um planejamento colaborativo, feito por quem entende e participa do negócio. Depois prossiga preenchendo os quadros na seguinte ordem:

1. Proposta de Valor: Aqui você vai definir quais são os seus produtos ou serviços, o que você oferecerá ao seu cliente. Que tipo de valor você gera ao seu público alvo;

2. Segmento de Cliente: Quem pagará pelo seu serviço ou produto, seu público alvo, aqueles que consumem aquilo que você vende. Qual o perfil desse público? Idade? Homens ou mulheres? Classe social?

3. Canais: Quais serão os canais que você utilizará para se comunicar com o seu cliente? E através de onde entregará seus produtos ou serviços? Quanto cada canal representa para o seu negócio?

4. Relacionamento com Cliente: Como você irá se relacionar com seu cliente? Que tipo de relacionamento será estabelecido? Como você quer se comunicar com o seu cliente?

5. Receitas: De onde vem seus recebimentos? Qual o percentual que cada um representa de seus recebimentos totais? Quanto o seu cliente pode e está disposto a pagar pelo seu produto ou serviço? Como preferem pagar? Nesse quadro é importante que os números sejam mensurados.

6. Principais Recursos: Quais são as pessoas necessárias para seu negócio funcionar? Qual a estrutura necessária? Quais as tecnologias necessárias? Qual conhecimento necessário para elaborar o seu produto ou executar o seu serviço?

7. Atividades Principais: Quais são as atividades essenciais para o bom funcionamento da empresa? Quanto elas custam? O que precisa ser feito para que se tenha um bom desempenho?

8. Parcerias Principais: Quem pode te auxiliar no funcionamento desse negócio? A quem pode interessar fazer parcerias e alianças com sua empresa? Quanto isso vai lhe custar?

9. Custos: Quanto vai custar para manter seu negócio em bom funcionamento? Quanto te custa cada recurso? O quanto representa na receita? Estabeleça números.

Os Post-its vão simplificar mais o processo e criar um engajamento de toda equipe, possibilitando também a mudança de planejamento sempre que surgirem novas ideias. O agrupamento das informações de forma resumida e facilmente capturada vai fazer com que você tenha uma visão objetiva do negócio e possibilitando a identificação antecipada de problemas e também a criação de soluções inovadoras para o seu negócio. Essa atividade pode ser refeita a cada seis meses dentro de uma empresa, não levará mais que um dia e trará benefícios significativos para o seu negócio.

Sobre o Autor

Related posts